Política

Alerj vota impeachment de Witzel; entenda o que pode acontecer

Nos bastidores, deputados acreditam que o processo será aprovado por unanimidade

FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira 23 a abertura do processo de crime de responsabilidade contra o governador afastado, Wilson Witzel (PSC), suspeito de corrupção na área da Saúde.

Witzel confirmou presença na sessão e deve fazer sua defesa oral.

Para o processo avançar, são necessários 47 deputados votem contra o governador, ou seja, dois terços do total de 70 deputados.

Na semana passada, o relatório que defendia a continuidade do impeachment foi apoiado na comissão processante por todos os 24 deputados presentes na votação.

O resultado mostra fragilidade na relação entre Witzel e a Alerj. Nos bastidores, deputados acreditam que a votação desta quarta será mais uma goleada contra o governador afastado.

Se o impeachment for aprovado pelo plenário da Casa, o caso segue para um tribunal misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

Depois, o tribunal tem até 120 dias para concluir se houve crime de responsabilidade. Se for confirmado, Witzel será afastado definitivamente do cargo.

Corrupção na Saúde 

O pedido de impeachment se baseou em suposta improbidade administrativa e mau uso do dinheiro público na Saúde em meio à pandemia do coronavírus, com base nas operações Placebo e Favorito.

Ele é acusado de receber propina das empresas ligadas ao esquema através de contratos falsos firmados com o escritório da primeira-dama Helena Witzel. O governador afastado, que nega as acusações, teria recebido pelo menos  554,2 mil reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo