Política

Alerj recorre da decisão de Toffoli de nova comissão para avaliar impeachment de Witzel

O ministro do STF acatou um pedido feito pela defesa do governador, que aponta irregularidades no processo

O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Foto: Eliane Carvalho
Apoie Siga-nos no

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) recorreu da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que determinou a criação de uma nova comissão para avaliar o pedido de impeachment do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC). Os parlamentares pedem que a liminar seja “integralmente reconsiderada” e que a comissão composta anteriormente seja restaurada.

“Reconsidere a respeitável decisão que deferiu a medida liminar nesta Rcl n° 42.358-RJ, restaurando-se, assim, a composição e o funcionamento da Egrégia Comissão Especial de Impeachment”, diz o requerimento apresentado pela Alerj ao STF.

O recurso deve ser analisado pelo ministro Luiz Fux, relator do caso.

Toffoli acatou um pedido encaminhado pela defesa de Witzel, que apontou irregularidades no andamento do processo. Os advogados colocam que a comissão especial de impeachment foi instituída sem votação; que o colegiado é formado por 25 integrantes em vez de 18; e que a formação da comissão não respeitou proporcionalidade.

A Alerj, por sua vez, argumenta que o rito estabelecido pela Lei 1.079/50 foi respeitado, com a representação de todos os partidos na comissão especial que analisa a denúncia e a garantia da ampla defesa do governador.

“Nós reafirmamos a confiança em tudo o que foi feito, na composição da comissão, a definição do rito, que seguiram a Lei 1.079/50 e a ADPF 378. Elas determinam a participação de todos os partidos, e permitem a formação da comissão por indicação dos lídres. Estamos garantindo o direito à ampla defesa do governador”, afirmou o presidente da Casa, deputado André Ceciliano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo