Política

Alcolumbre marca sabatinas de indicados às agências reguladoras

O agendamento das sabatinas marca o fim de uma guerra fria entre o presidente do Senado e o governo

Alcolumbre marca sabatinas de indicados às agências reguladoras
Alcolumbre marca sabatinas de indicados às agências reguladoras
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e líderes partidários se reúnem para definir a pauta de votações do Plenário e discutir a instalação das comissões permanentes. Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta sexta-feira 11 que marcou para a terceira semana de agosto as sabatinas dos indicados às agências reguladoras. A expectativa é que a votação no plenário para confirmar os nomes aconteça em seguida.

O agendamento das sabatinas marca o fim de uma guerra fria entre Alcolumbre e o governo. Estavam em jogo disputas pela paternidade das indicações, especialmente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) – estratégicas para a base de Alcumbre no Norte.

Graças ao apetite do presidente do Senado pela influência nas agências, a crise também envolveu diretamente o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que se tornou alvo preferencial do parlamentar.

Interlocutores do presidente do Senado revelaram que Alcolumbre chegou a solicitar a demissão de Silveira, mas o ministro foi segurado no cargo por ser considerado de confiança do presidente Lula (PT).

Com o destravamento das sabatinas, Artur Watt Neto e Pietro Sampaio Mendes devem assumir a ANP. Para a Aneel, o governo deve indicar Willamy Frota e Gentil Nogueira de Sá. Ao todo, 21 nomes precisam do aval o Senado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo