Política

Alcolumbre devolve MP que permitia a Weintraub nomear reitores durante pandemia

O senador afirma que medida é ‘inconstitucional’ e que passa por cima de autonomia das universidades federais

O ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu ao governo o texto da Medida Provisória 979, que permitia ao ministro da Educação Abraham Weintraub nomear reitores interventores nas universidades federais durante a pandemia.

Nas redes sociais, Alcolumbre escreveu que tomou a atitude porque a MP viola “princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades”. Também acrescentou que cabe a ele, enquanto presidente do Senado, não deixar que medidas do tipo tramitem livremente nas casa legislativas.

Editada pelo presidente Bolsonaro em dezembro de 2019, a MP foi baseada em outro texto, a MP 914, que também previa alterar o rito para a eleição e nomeação dos reitores das instituições federais de ensino. Pelo texto, o presidente da República poderia deixar de acatar o nome mais votado da lista tríplice de candidatos apresentada pela instituição.

A MP 914 perdeu a validade no último dia 2 de junho uma vez que não foi avaliada pelo Congresso no prazo de até 120 dias. A Constituição proíbe a reedição, no prazo de um ano, de medida provisória que tenha perdido a validade ou que tenha sido rejeitada pelo Congresso Nacional.

A medida já havia sido criticada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Maia falou sobre a impossibilidade do tema tramitar na Casa. “Você não pode editar uma MP em cima da outra, a outra venceu agora. Daqui a pouco você não tem mais necessidade de lei, vai se editando uma medida provisória atrás da outra, com objetos parecidos, tirando completamente a importância e relevância do parlamento brasileiro”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo