Política
Alcolumbre anuncia votação de aposentadoria especial de agentes de saúde; impacto fiscal é bilionário
A manobra é vista como uma reação à indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quinta-feira 20 que vai pautar para a próxima terça-feira 25 a análise do projeto que estabelece regras para a aposentadoria para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
A pauta, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), regulamenta uma emenda à Constituição aprovada em 2022. O presidente da Casa defendeu a votação do texto: “Garantir integralidade, paridade e regras claras de aposentadoria é reconhecer, com justiça, o valor e o sacrifício desses trabalhadores essenciais”, disse Alcolumbre
O texto é considerada sensível para a Fazenda, já que tem o impacto fiscal estimado em 800 bilhões de reais aos cofres públicos em 50 anos. Quase metade desse valor ficaria sob responsabilidade das prefeituras e o resto com a União.
O anúncio da votação foi visto como uma reação à indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal, já que Alcolumbre trabalhava pela indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu antecessor no comando do Senado.
A proposta garante aposentadoria com integralidade (salário integral) e paridade (reajustes iguais aos da ativa) para os agentes que cumprirem os requisitos mínimos de idade e tempo de serviço.
Homens poderão se aposentar aos 52 anos e mulheres aos 50, desde que tenham ao menos 20 anos de efetivo exercício na função. Há ainda a possibilidade de aposentadoria com 15 anos na atividade e mais 10 em outra ocupação.
O projeto também assegura pensão por morte com os mesmos benefícios e contempla casos de readaptação funcional por motivo de saúde.
Projeto que prevê aposentadoria especial para agentes de saúde. Foto: Agência Senado/Reprodução
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fachin discute com Motta e Alcolumbre projetos de lei de interesse do judiciário
Por Maiara Marinho
Moraes se reúne com Alcolumbre para discutir ações de combate ao crime organizado
Por Vinícius Nunes



