Economia
Alcolumbre adia sessão do Congresso e CPMI do INSS fica para junho
A falta de acordo sobre vetos presidenciais motivou a decisão
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), adiou para 17 de junho a próxima sessão do Congresso Nacional. Com isso, a leitura do requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará as fraudes no INSS ficará para o mês que vem.
O adiamento resulta da falta de consenso entre os líderes partidários em uma reunião realizada nesta quinta-feira 22. O impasse gira em torno da análise dos vetos do presidente Lula (PT), o que inviabilizou a sessão inicialmente prevista para 27 de maio.
Na noite da quarta-feira 21, durante sessão no Senado, Alcolumbre já havia alertado que, sem acordo prévio, os vetos não seriam analisados – e, consequentemente, não haveria sessão do Congresso. Ele também adiantou que não convocaria uma sessão exclusivamente para a leitura do requerimento da CPMI.
Ainda segundo Alcolumbre, conforme relatos, a instalação imediata da comissão poderia prejudicar as investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que miram o esquema de fraudes envolvendo aposentados e pensionistas do INSS.
Apesar disso, o presidente do Senado será obrigado a ler o requerimento, uma vez que o Regimento Comum do Congresso Nacional determina a criação da CPMI quando o pedido conta com o apoio de, no mínimo, um terço dos deputados e um terço dos senadores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Careca do INSS’ vai à Justiça contra o uso do apelido, mas tem pedido negado
Por CartaCapital
Como o governo federal tenta se blindar contra ‘fraude’ nos pedidos de reembolsos do INSS
Por Vinícius Nunes



