Política

Alckmin vira réu e Justiça pede bloqueio de bens por caso Odebrecht

Processo envolve supostos repasses irregulares da empreiteira para a campanha de 2014, na qual Alckmin foi reeleito governador

Apoie Siga-nos no

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de bens do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). A denúncia de improbidade administrativa é parte de uma investigação que envolve supostos repasses da Odebrecht para a campanha de 2014, na qual Alckmin foi reeleito governador. O valor seria de 7,8 milhões de reais.

De acordo com o Ministério Público, a Odebrecht escolheu para aquelas eleições governadores e deputados que favorecessem a empresa em eventuais licitações, contratos de obras públicas e PPPs. A contrapartida viria por doações irregulares.

O responsável pela negociação, segundo os delatores, era Marco Monteiro Junior, então diretor da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. No caso de Alckmin e de Monteiro, o total bloqueado soma 9,9 milhões.

A decisão é do juiz Alberto Alonso Munoz, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Estado de São Paulo,  “A empresa requerida buscaria, assim, manter-se no projeto de concessões e privatizações do Estado de São Paulo, de forma ilícita, bem como acobertar diversas fraudes à lei de licitações, tais como formação de cartel e superfaturamento de obras, dentre elas, as obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo”, anotou o magistrado.

A defesa de Alckmin foi contra o bloqueio, alegando que não haviam “fortes indícios” que justificassem a medida. Também argumentou à Justiça que todas as doações de 2014 foram contabilizadas e declaradas à Justiça Eleitoral.

O juiz também bloqueou bens de Luiz Antonio Bueno Junior, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Fernando Migliaccio da Silva e Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, funcionários da empreiteira. O total bloqueado soma 39 milhões.

A decisão se estende ainda a todas as contas correntes, aplicações financeiras e carros registrado sob o nome dos réus.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo