CartaExpressa

Alckmin planeja extinguir cargo ocupado por militares na Vice-Presidência

Desde janeiro, o vice-presidente já exonerou 11 militares

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin (PSB-SP). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) planeja extinguir o cargo de ajudante de ordens da Vice-Presidência, função ocupada por militares. O plano é enxugar ainda mais a estrutura do gabinete e diminuir o número de militares no governo. A informação é da Folha de SP.

Desde que assumiu o cargo, Alckmin vem promovendo uma redução significativa no quadro de funcionários à serviço do vice-presidente. Ao total, o quadro já foi reduzido em 40%. A principal justificativa é de que algumas funções são compartilhadas com o Ministério do Desenvolvimento, o que cria ‘duplicidade’.

Além disso, o vice-presidente herda o gabinete do antecessor e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que teve a gestão marcada pela forte presença militar no governo Bolsonaro. Desde que assumiu, Alckmin já exonerou 11 militares.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo