Política
Alckmin lidera todos os cenários em São Paulo, segundo Datafolha
Governador seria reeleito até contra Lula, de acordo com pesquisa feita a um ano e quatro meses da eleição


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, seria reeleito ao cargo contra todos os candidatos testados pelo instituto Datafolha. A intenção de voto do tucano varia entre 42% e 52% das intenções de voto.
Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira 10, o instituto testou a performance de quatro nomes petistas na disputa de outubro do ano que vem. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é quem teria o melhor desempenho contra Alckmin. O tucano teria 42%, contra 26% do petista. O ministro da Educação, Alozio Mercadante, tem 11%. O da Justiça, José Eduardo Cardoso, 5%, e o da Saúde, Alexandre Padilha, 3%.
O ex-presidente da Fiesp Paulo Skaf (PMDB) aparece com 13% a 16%, dependendo do cenário. O ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) tem entre 6% e 9%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi feita nos dias 6 e 7 de junho com 1.642 entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Alckmin teve 19%. O ex-governador José Serra é o segundo com 4%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.