Política

Alckmin defende a criação de secretaria para atender Santas Casas e hospitais filantrópicos

Bolsonaro tenta demonstrar atenção ao setor e prometeu verba bilionária que ainda não foi repassada

Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice de Lula, durante evento em Natal (RN). Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Candidato a vice de Lula (PT), o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB) propôs a criação de uma secretaria no Ministério da Saúde para atender demandas das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos pelo Brasil.

A declaração ocorreu durante o 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília, nesta quinta-feira 25, e foi reportada pelo jornal O Globo.

Os assuntos relacionados à área são tratados pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, a Saes, hoje comandada por Maíra Batista Botelho, que recebeu a nomeação do ministro Marcelo Queiroga em fevereiro deste ano. O orçamento da secretaria é de cerca de 68 bilhões de reais e dá conta de outros temas.

Em seu pronunciamento, Alckmin defendeu, ainda, melhorar a remuneração dos profissionais de saúde e instituir um modelo “mais moderno” de contratação.

“Defendo que o Ministério da Saúde tenha secretaria só para as filantrópicas, para um diálogo permanente. Quando a gente ouve mais, erra menos”, declarou Alckmin.

O movimento dá atenção a um setor mencionado muitas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo por causa do episódio em que sofreu uma facada e foi atendido por uma Santa Casa em Juiz de Fora (MG).

Em maio do ano passado, o ex-capitão prometeu um auxílio de 2 bilhões de reais para esses hospitais, por meio de uma Medida Provisória, mas o repasse ainda não ocorreu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo