CartaExpressa
AGU notifica o governo Tarcísio por divulgar foto de maconha com adesivo de Lula
Para o braço jurídico do governo federal, a gestão estadual promoveu uma publicação de cunho político


A Advocacia-Geral da União notificará, ainda nesta quinta-feira 14, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, solicitando a imediata remoção de postagens promovidas pelo titular da pasta, Guilherme Derrite, em suas contas pessoais no Twitter e no Instagram.
Derrite publicou uma foto de pacotes de maconha apreendidos com um adesivo contendo a imagem do presidente Lula (PT) e a mensagem “faz o L”.
Na legenda, o secretário de Tarcísio de Freitas pontuou que a imagem se tratava de uma apreensão de maconha que iria de Mato Grosso do Sul a São Paulo.
Segundo a AGU, a publicação possui caráter político, veiculando fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente.
Em caso de não cumprimento do pedido de remoção, o órgão afirma que adotará “as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Barrado em janeiro por nepotismo, cunhado de Tarcísio ganha cargo em agência de fomento do estado
Por CartaCapital
SP: Defensoria diz que PMs ameaçaram matar crianças e fizeram com que elas se jogassem em esgoto
Por CartaCapital