Economia

AGU: Governo Lula usará recursos da União para ressarcir vítimas de fraudes no INSS

Instabilidade no sistema do Dataprev marca o início do atendimento presencial; ministro fala em ataque hacker

AGU: Governo Lula usará recursos da União para ressarcir vítimas de fraudes no INSS
AGU: Governo Lula usará recursos da União para ressarcir vítimas de fraudes no INSS
Jorge Messias, advogado-geral da União. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) usará recursos do Orçamento da União para garantir o ressarcimento de aposentados e pensionistas que foram vítimas das fraudes no INSS. A informação foi divulgada nesta sexta-feira 30 pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Segundo o ministro, embora o Estado busque o ressarcimento na Justiça contra as entidades envolvidas, o pagamento aos beneficiários não depende da conclusão dos processos.

“A determinação do governo do presidente Lula é que todas as entidades fraudadoras paguem pelos crimes e pelo dano patrimonial. É evidente que o governo não vai ficar esperando de braços cruzados os aposentados serem ressarcidos por essas entidades”, afirmou Messias.

O governo federal vai pagar com recursos da União e vamos nos ressarcir dessas entidades a partir da venda dos bens bloqueados.”

A estimativa do governo é concluir os pagamentos até dezembro deste ano. Mesmo com mais de 1 bilhão de reais em bens e contas bancárias bloqueados pela Justiça, os valores só poderão ser utilizados após uma condenação definitiva, o que pode levar tempo.

Ataque hacker

O início do atendimento presencial às vítimas da fraude, realizado em agências dos Correios, foi marcado por uma instabilidade no sistema da Dataprev. O problema afetou o funcionamento do serviço em nível nacional e, segundo Jorge Messias, há uma suspeita de ataque hacker.

O ministro declarou, porém, que o Dataprev “já está neste momento trabalhando”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo