Mundo

Agenda de Lula na França inclui reuniões com Macron e preparação para a COP30

É a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro ao país em 13 anos, e a segunda do presidente Lula

Agenda de Lula na França inclui reuniões com Macron e preparação para a COP30
Agenda de Lula na França inclui reuniões com Macron e preparação para a COP30
Os presidentes Emmanuel Macron (França) e Lula (Brasil). Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) viaja à França, esta semana, em uma agenda que prevê o estreitamento da parceria estratégica entre os dois países, e a preparação para a COP30, que acontece em novembro, em Belém.

A viagem de Lula está marcada entre os dias 4 e 9 de junho, e será marcada por algumas agendas com o presidente francês Emmanuel Macron. É a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro ao país em 13 anos, e a segunda visita do presidente Lula ao país.

Os encontros entre Lula e Macron tratarão de temas da agenda internacional de importância dos dois países, como a necessidade de reforma da governança global, a defesa do multilateralismo, o combate ao extremismo e a preparação para a COP30, como elencou o embaixador Flávio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, em conversa com a imprensa na manhã da sexta-feira 30.

O primeiro compromisso de Lula em Paris será a cerimônia oficial de chegada ao Pátio de Honra (ou Cour d’Honneur) da Esplanada dos Inválidos, na área norte do edifício Hotel des Invalides. O local sedia cerimônias militares francesas e é frequentemente utilizado para desfiles e outros eventos.

Em seguida, o presidente brasileiro se reúne com Macron no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em uma reunião entre as delegações dos dois países e que será seguida por uma cerimônia de assinatura de atos, além de declarações à imprensa.

Ainda na agenda bilateral, está previsto que os dois presidentes visitem um dos marcos da programação do Ano do Brasil na França para a Expo França 2025, no Grand Palais, um dos principais espaços de exposições do país. No local, está em exibição ao público a instalação Nosso Barco Tambor Terra, do artista brasileiro Ernesto Neto, além da mostra Horizontes, que reúne trabalhos de jovens artistas brasileiros contemporâneos.

Lula também deve participar de sessão do Fórum Econômico Brasil-França. O encontro reunirá autoridades e líderes empresariais de ambos os países para discutir temas como transição energética, inovação, infraestrutura e oportunidades de negócios e investimentos.

No dia 7 de junho, Lula e Macron seguem para Toulon, no sul da França, onde visitam a base naval da Marinha Francesa, reforçando a parceria estratégica e a cooperação em temas de defesa e segurança.

No dia 8, Lula foi convidado a participar, em Mônaco, de evento sobre a economia azul, com enfoque na questão da utilização econômica e mobilização de financiamento para a conservação dos oceanos. No dia seguinte, o presidente vai a Nice, para participar da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos. A conferência busca promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14, da Agenda 2030, que é dedicada à conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo