CartaExpressa
Afastado do governo do DF, Ibaneis diz ter ‘fé na Justiça e nas instituições democráticas’
O emedebista foi acusado de ‘descaso’ pelo ministro Alexandre de Moraes em relação aos atos terroristas
O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), divulgou uma nota em que diz reiterar a sua “defesa e crença” nas instituições da democracia. O texto foi publicado nesta segunda-feira 9.
A declaração ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinar o seu afastamento do cargo por 90 dias, por descaso e omissão diante das ações terroristas em Brasília no domingo 8.
Ibaneis afirmou que respeita a decisão de Moraes, mas disse ter “fé na Justiça” e nas “instituições democráticas” e que aguardará as responsabilizações criminais com “serenidade”.
“Venho a público reafirmar a minha inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado Democrático de Direito, na observância das leis e da Constituição, princípios que forjaram a minha carreira de advogado e homem público”, declarou. “Em outros momentos graves, agi com rigor de forma a proteger não apenas o patrimônio, mas a honra do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, como na tentativa de invasão de maio de 2020, quando várias pessoas foram presas.”
O governador afastado também classificou a invasão às sedes dos Três Poderes como “barbarismo”.
O emedebista disse ainda que é necessário responsabilizar a rede de financiamento dos atos antidemocráticos. Além disso, manifestou “solidariedade” aos presidentes e integrantes das instituições atingidas.
Ainda no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou um interventor federal no Distrito Federal, que estará no posto até 31 de janeiro. Ricardo Cappelli, o escolhido, é secretário-executivo do Ministério da Justiça e integrava a equipe do governo do Maranhão de Flávio Dino (PSB).
https://twitter.com/ibaneisoficial/status/1612485012238045191?s=46&t=BOF6MkW5lSq7_lsFRpvzng
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após atos terroristas, Lula se reúne nesta segunda-feira com governadores
Por CartaCapital
Ministro de Lula divulga imagens do Palácio do Planalto após terrorismo bolsonarista
Por CartaCapital



