Política

Aécio reassume a presidência do PSDB para destituir Tasso Jereissati

Em meio à disputa sobre o comando da sigla, senador mineiro remove o colega do posto e nomeia Alberto Goldman como presidente interino

Tasso e Aécio. Os tucanos se bicam
Apoie Siga-nos no

O senador Aécio Neves reassumiu a presidência do PSDB nesta quinta-feira 9 e destituiu o senador Tasso Jereissati, seu opositor na legenda. No lugar do parlamentar cearense, o mineiro indicou o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman para o cargo.

Em carta enviada a Jereissati, Aécio afirma que está reassumindo a presidência do partido e indicando Goldman como “ato contínuo”. O mineiro justifica a decisão para garantir isonomia nas eleições para a presidência do partido, em que Jereissati desponta como um dos candidatos a assumir em definitivo o comando da legenda.

“Conforme conversa que tivemos hoje, em razão de sua candidatura à presidência do PSDB. formalizada ontem, e com o objetivo de garantir a desejável isonomia entre os postulantes, estou reassumindo a presidência do partido e, ato contínuo, indicando nosso mais antigo vice-presidente, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman”, diz o comunicado assinado por Aécio.

Leia também:
PF: Gilmar falou com Aécio no dia em que deu decisão favorável a ele
Senado contraria decisão do STF e salva Aécio

Aécio e Jereissati representam dois pólos no PSDB. Aliado de Temer, o mineiro defende por ora a continuidade do PSDB no governo. O tucano foi salvo de ser afastado do mandato recentemente por causa da mobilização da base governista.

Por outro lado, Jeireissati defende há alguns meses o desembarque do governo e posicionou-se em favor da renúncia de Aécio da presidência do PSDB após o parlamentar ser salvo pelo Senado. Aécio se licenciou do cargo após ter sido gravado a pedir 2 milhões de reais ao empresário Joesley Batista.

Por trás da destituição de Jereissati, há outro fator: Aécio é aliado de Marconi Perillo, governador do Goiás, que também será candidato à presidência do PSDB. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo