Política

Aécio descarta sair do PSDB em caso de vitória de Doria nas prévias

O resultado das prévias mostrará para qual lado vai pender o PSDB no ano eleitoral

Aécio descarta sair do PSDB em caso de vitória de Doria nas prévias
Aécio descarta sair do PSDB em caso de vitória de Doria nas prévias
Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Aécio Neves (MG) descartou qualquer possibilidade de sair do PSDB, caso o governador de São Paulo, João Doria, seu inimigo político, seja escolhido pré-candidato à Presidência nas prévias do partido, marcadas para amanhã. “Essa hipótese é ridícula. Simplesmente não existe”, disse Aécio, que é um dos principais articuladores da candidatura do governador gaúcho, Eduardo Leite, numa referência a rumores sobre o assunto.

A disputa interna está bastante acirrada. Doria e Leite disputam voto a voto o apoio dos tucanos. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (AM) também participa das prévias, mas tem poucas chances.

O processo de escolha do pré-candidato do PSDB expôs a divisão no partido. Doria e Leite trocaram acusações durante a campanha e houve denúncias de que o aplicativo de votação a ser usado para a votação permite fraudes.

Além de Aécio, o gaúcho também tem o apoio de outro nome experiente da legenda, o senador Tasso Jereissati (CE). Doria, por sua vez, recebeu o aval do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do partido, e do senador licenciado José Serra (SP).

Ex-governador de Minas e ex-presidente do PSDB, Aécio vem travando embates com Doria nos últimos anos. Esses embates têm refletido em disputas internas do partido na Câmara dos Deputados. O governador já tentou expulsar o mineiro por causa das suspeitas de corrupção no caso JBS, mas o partido arquivou o caso.

AMANHÃ. O resultado das prévias mostrará para qual lado vai pender o PSDB no ano eleitoral. Se Doria vencer, deverá se fortalecer para influir na escolha do próximo presidente do partido e do novo líder da bancada tucana na Câmara. O líder do partido, hoje, é o deputado Rodrigo de Castro (MG), aliado de Aécio. Se Leite for o escolhido, o poder do paulista se reduz e Aécio volta a ganhar espaço no partido.

Candidato derrotado do PSDB na eleição presidencial de 2014, o ex-governador de Minas disse que as prévias são “uma boa experiência”, mas reiterou críticas a Doria. “O que não faz bem às prévias são tentativas de fraudar o colégio eleitoral, como aquela feita pelo diretório de São Paulo com a inclusão de 92 prefeitos e vices que não estavam aptos a votar”, disse. Após a denúncia, a Executiva Nacional do PSDB suspendeu a participação dos novos filiados nas prévias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo