Política

Advogado ligado a Flávio Bolsonaro é exonerado de cargo na Alerj

Luiz Gustavo Botto Maia é suspeito de integrar esquema de fraude para eliminar vestígios da prática de rachadinha

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Foi exonerado, nesta terça-feira 23, o advogado Luiz Gustavo Botto Maia, que trabalhava no cargo de assessor parlamentar no gabinete do deputado estadual Renato Zaca (sem partido), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A dispensa ocorreu a pedido do advogado.

Ele é suspeito de colaborar na eliminação de vestígios do crime de rachadinha no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), quando este ainda era deputado estadual no Rio de Janeiro.

O nome de Botto Maia consta em denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) contra o ex-assessor Fabricio Queiroz.

A lista de outros investigados inclui o servidor da Alerj Matheus Azeredo Coutinho e os ex-funcionários da casa legislativa Luiza Paes Souza e Alessandra Esteve Marins – que atua como assessora de Flávio no Rio de Janeiro

A investigação contra Flávio Bolsonaro começou após um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificar movimentação suspeita de 1,2 milhão de reais na conta de Queiroz entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

Botto Maia já esteve à frente da defesa de Flávio Bolsonaro sobre a prática de rachadinha. Ele é suspeito de integrar um esquema de fraude de registros de controle de ponto de uma ex-funcionária de Flávio na Alerj, que também aparece como suspeita de praticar rachadinha no gabinete do então deputado estadual.

Queiroz foi preso em 18 de junho na cidade de Atibaia, no estado de São Paulo, após a deflagração da Operação Anjo. O ex-assessor foi encontrado na casa de Frederick Wassef, que até então trabalhava na defesa de Flávio Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo