CartaExpressa

Advogado de Valdemar decide abandonar a defesa de Bolsonaro no STF

A saída está relacionada à decisão do ministro Alexandre de Moraes de proibir o contato entre o ex-presidente e o chefe do PL

Advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília - Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa renunciou à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro em ao menos 13 investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal. A informação foi inicialmente divulgada pelo Valor e confirmada por CartaCapital.

Bessa também atua na Corte como defensor de Valdemar da Costa Neto e do Partido Liberal. Procurado, ele afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto.

O ingresso do advogado nos casos aconteceu em fevereiro de 2023. A troca foi informada ao Supremo nas primeiras horas desta quinta-feira 15 e já consta no sistema da Corte, apurou a reportagem.

Quem assumiu seu lugar foi a advogada Luciana Lauria Lopes, que chegou a trabalhar no governo do ex-capitão. No final do mandato, foi indicada a um cargo na Agência Nacional de Transportes Aquaviários, mas teve o nome barrado pelo presidente Lula (PT). 

Entre os processos em que Luciana vai defender Bolsonaro estão o inquérito das milícias digitais e ações envolvendo a atuação do ex-presidente durante a pandemia de covid-19.

A advogada já atuou em outros casos envolvendos Bolsonaro. Em agosto de 2023, por exemplo, ela entrou com pedido de Bolsonaro no STF para que Lula seja interpelado a explicar uma de suas falas contra o ex-presidente.

A destituição de Bessa está relacionada à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de proibir o contato entre Bolsonaro e Valdemar, inclusive por meio de seus advogados. Ambos são investigados por supostamente integrarem uma organização que planejava dar um golpe de Estado após as eleições de 2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo