Política

Acre decreta emergência em 17 municípios devido a inundações

A nova medida, válida por 180 dias, facilita o acesso a recursos federais em casos de eventos extremos

Foto: Alisson Oliveira/Secom
Apoie Siga-nos no

O estado do Acre decretou emergência em 17 municípios devido a inundações. A decisão, anunciada no domingo 25, acontece dois dias depois do governo decretar estado de alerta em todo o estado em consequência das cheias dos rios.

A nova medida, publicada no Diário Oficial do Estado e válida por 180 dias, facilita o acesso a recursos federais em casos de eventos extremos.

No documento, o governo destacou que “fica a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil constituída como unidade gestora orçamentária, podendo ordenar despesas atinentes a créditos abertos para atender atividades de defesa civil, bem como movimentar contas bancárias ou fundos específicos”.

A medida contempla as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Desses, são considerados mais críticos os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri.

Na mesma edição, os municípios de Brasileia, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Jordão, Santa Rosa do Purus e Tarauacá declararam situação de emergência.

Para além das cheias dos rios, o estado destacou o transbordamento de igarapés como de grande impacto no cenário das cheias.

Segundo a Defesa Civil, há um trabalho contínuo do Corpo de Bombeiros nas localidades para detectar as áreas mais atingidas e prestar atendimento às populações, como organizar abrigos, prestar os primeiros atendimentos e fazer levantamentos para que o Estado possa dimensionar os recursos necessários às áreas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo