Política

ACM Neto abre seu palanque para vice de Ciro Gomes

Candidato ao governo de Bahia conversou com presidente do PDT, Carlos Lupi

ACM Neto. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) abrirá seu palanque no estado para Ana Paula Matos (PDT), candidata a vice-presidente de Ciro Gomes (PDT). Ela participará de atos de campanha ao lado do postulante ao Executivo estadual. Este será o primeiro gesto de Neto em direção a um nome da corrida presidencial, disputa da qual ele vem tentando manter distância.

Ana Paula participará nesta manhã de uma caminhada ao lado de Neto e de Bruno Reis, prefeito de Salvador, em Fazenda Coutos, bairro da capital. À noite, ela estará no palanque do candidato ao governo durante a inauguração de comitê de campanha dele.

Ana Paula Matos é vice-prefeita de Salvador e faz parte do grupo político de Neto. Ela foi eleita em 2020 como vice do prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União), braço direito de ACM Neto. Desde a pré-campanha, Neto vem dizendo publicamente que pretende se manter neutro e equidistante de todos os presidenciáveis, inclusive de Ciro, de quem já foi aliado em pleitos passados. A proximidade com Ana Paula, porém, cria um canal de diálogo direto com a campanha do pedetista

A boa relação entre Neto pesou na decisão do PDT de alçar Ana Paula ao posto de vice de Ciro. O núcleo duro do pedetista não esconde a expectativa de que o movimento possa pavimentar um caminho que leve Neto ao palanque de Ciro em algum momento. Quando ela foi anunciada pelo partido, o próprio presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que estava “piscando os dois olhos” para o candidato ao Executivo baiano.

O GLOBO apurou que Neto e Lupi conversaram sobre a escolha de Ana Paula para compor com Ciro. A presença de uma aliada de Neto na chapa do pedetista lhe daria subsídios para evitar ser taxado como candidato de Lula ou de Bolsonaro, ambos com altos índices de rejeição. Nessa conversa também ficou acertado que Ana Paula terá liberdade para fazer campanha a Ciro nos eventos que participar ao lado de Neto.

Segundo o presidente do PDT na Bahia, deputado Félix Mendonça Filho, mesmo que Neto não indique seu apoio a Ciro, o presidenciável terá o suporte da base do ex-prefeito.

— Esse apoio está vindo acumulativo — disse.

Embora não tenha declarado apoio a ninguém, Neto é visto como um ativo importante na disputa nacional. Líder nas pesquisas, ele poderia garantir um palanque forte no quarto maior colégio eleitoral do país. Ao se manter neutro na corrida pela presidência, o ex-prefeito tenta evitar ser contaminado pela rejeição dos principais candidatos ao Planalto e se indispor com aliados regionais. Há 14 partidos no arco de alianças de Neto, entre eles siglas próximas a Lula e a Bolsonaro.

— Neto tem o apoio de 14 partidos. Ele não tomará nenhum lado no primeiro turno das eleições e estará preparado para governar com quem quer que seja eleito ao Planalto — disse Bruno Reis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo