Política

Ação de Moro leva Justiça Eleitoral a multar Alvaro Dias por propaganda antecipada

O senador do Podemos deverá pagar 10 mil reais por um e-mail no qual pedia apoio na tentativa de se reeleger

Alvaro Dias e Sergio Moro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O senador Alvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição no Paraná, foi multado em 10 mil reais pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado por propaganda eleitoral antecipada.

A decisão, publicada na quinta-feira 1º e divulgada pelo UOL, ocorreu no âmbito de uma ação apresentada pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), antigo aliado e hoje adversário de Dias na disputa por uma vaga na Casa Alta.

A peça contestava o envio de um e-mail por Dias a aliados no qual ele exaltava sua atuação como parlamentar e pedia apoio para se reeleger. Segundo a defesa de Moro, a mensagem foi encaminhada antes do início da campanha eleitoral.

“Peço que me escolha. Que os nossos corações pulsem juntos, no mesmo ritmo, como sempre fizemos até aqui. Do seu Senador, Alvaro Dias”, dizia o e-mail. 

A defesa do senador alegou não se tratar de um pedido de apoio e afirmou que a mensagem foi enviada a amigos e pessoas próximas do candidato. Segundo os advogados, o texto seria “somente um histórico do representado enquanto político ativo dentro do estado do Paraná”.

O argumento foi rejeitado pela juíza Melissa de Azevedo Olivas, para quem o “pedido de escolha” e a disponibilização da mensagem em redes sociais configurariam propaganda eleitoral. 

“O fato foi inclusive divulgado pela imprensa paranaense, conforme comprovado pelo representante, restando comprovado que a carta foi enviada a eleitores do estado e divulgada via internet, antes do período permitido por lei”, diz um trecho da decisão. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo