Política
Abraham Weintraub é exonerado oficialmente do Ministério da Educação
Ex-ministro viajou para Miami
Agora é oficial. Abraham Weintraub não é mais ministro da Educação. O Diário Oficial da União publicou em edição extra neste sábado 20 a exoneração de Weintraub.
A versão eletrônica da publicação foi ao ar pouco depois de divulgada a informação de que o ex-ministro havia chegado aos Estados Unidos.
De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, Weintraub viajou ainda na sexta-feira 19 para Miami.
Em mensagem publicada no Twitter neste sábado 20, escreveu: “As coisas aconteceram muito rapidamente”.
“Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA”, publicou.
Ele deixou o país no mesmo dia em que o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de apreensão do passaporte de Weintraub para evitar que ele saísse do país.
Alvo do inquérito das fake news, que tramita no STF, Weintraub também é investigado no tribunal por racismo, por ter publicado um comentário sobre a China.
Leia a íntegra da publicação:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve
EXONERAR, a pedido,
ABRAHAM BRAGANÇA DE VASCONCELLOS WEINTRAUB do cargo de Ministro de Estado da Educação.
Brasília, 20 de junho de 2020; 199º da Independência e 132º da República.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


