Política

Abílio Diniz pede calma ao mercado financeiro: ‘Não há nenhuma razão para ter pânico’

Em entrevista à CNN Brasil, o empresário destacou que o petista nunca escondeu a tendência mais social de seu governo

O Brasil é um país em crescimento num mundo conturbado, com grande recessão e dificuldades nos mercados maduros. Foto: Masao Goto Filho
Apoie Siga-nos no

O empresário Abílio Diniz pediu calma ao mercado financeiro e disse não “haver nenhuma razão para pânico nesse momento”, após reações negativas da fala do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o novo plano econômico. 

Em entrevista à CNN Brasil, o empresário destacou que o petista nunca escondeu a tendência mais social de seu governo, visando o combate à pobreza – discurso enfatizado na campanha eleitoral. 

“Não há nenhuma razão para ter pânico nesse momento. O Lula sempre falou que ele vai olhar para o social. Agora, ele é uma pessoa que sabe, ele teve oito anos bons de governo, ele sabe as dificuldades que nós temos, sabe que não podemos gastar demais, sabe que isso vai gerar uma inflação muito grande”, declarou.

“Não tenho dúvida nenhuma de que [Lula] vai atender o social, que precisa ser atendido, mas ele vai atender olhando sempre que não podemos gerar inflação, que não podemos estourar demais as despesas sem ter uma receita equivalente. Conhecendo o Lula há tanto tempo, eu não estou preocupado. Vai se encontrar a maneira de controlar as dificuldades”, completou.

Desde a quarta-feira 11, o mercado financeiro tem reagido de forma negativa às declarações de Lula, que prometeu não privatizar a Petrobras e defendeu a revogação do teto de gastos. 

“Eu estou aqui, o mercado está caindo e eu não estou preocupado. Eu acho que tem aí uma agitação maior que não é condizente com a realidade. Tem que ter calma que as coisas vão se enquadrar, eu não tenho dúvida nenhuma sobre isso”, concluiu Diniz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo