Política

A visão dos brasileiros sobre o ato de Bolsonaro na Avenida Paulista, segundo pesquisa

Leia os dados do levantamento da consultoria Quaest que monitorou o sentimento da população sobre as manifestações da extrema-direita realizadas no último domingo

Créditos: NELSON ALMEIDA / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa da consultoria Quaest indica que a maioria dos brasileiros acredita que o ato de Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, realizada no último domingo 25, foi uma manifestação de grande proporção. Ao todo, 68% dos entrevistados que tinham conhecimento da manifestação – 53% da amostra total da pesquisa – fazem essa avaliação. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 28.

Segundo o levantamento, 20% dos entrevistados (ainda no grupo que sabia do protesto) avaliaram o movimento como uma manifestação de médio porte. Outros 6% acham que o ato bolsonarista em São Paulo foi pequeno.

Do ponto de vista legal, a avaliação da maioria (56%) é de que a manifestação se manteve dentro dos limites da lei. 27% acham que Bolsonaro e seus aliados extrapolaram a legalidade na realização do ato. 16% dos entrevistados não souberam ou não quiseram fazer essa avaliação.

Impacto político

A Quaest tentou, ainda, medir a opinião dos brasileiros sobre o resultado político da manifestação. Questionados se Bolsonaro sai mais forte ou mais fraco da manifestação, 50% optaram pela primeira opção. 26% acham que o ex-capitão ficou enfraquecido. Há, ainda, outros 14% que não viram mudança no status político do ex-presidente. 11% não fizeram avaliação nenhuma do caso.

Vale ressaltar que, os dados, apesar de positivos para o ex-capitão, não apontam um ‘ganho de terreno’. Isso porque, conforme destaca o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a avaliação de que Bolsonaro sai mais forte do ato é feita, em maioria esmagadora, por eleitores do ex-capitão.

“É importante ressaltar: a maior parte dos eleitores que classificaram Bolsonaro como mais forte, vem da sua própria base. Ou seja, o principal efeito não foi o de mobilizar eleitores de fora, mas o de reafirmar a convicção dos eleitores de dentro da bolha bolsonarista”, avalia o pesquisador em uma nota divulgada nas redes sociais.

Por fim, é possível ver também que os brasileiros não acreditam que o protesto organizado por Bolsonaro mudará o ritmo de investigações da Polícia Federal contra o ex-capitão. Para 48%, a manifestação não terá influência nas investigações. 34% acham que a corporação vai acelerar o ritmo das apurações após a manifestação. Outros 11% acreditam em uma desaceleração dos casos.

A pesquisa ouviu, presencialmente, 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro. A amostra é nacional e os dados gerais têm margem de erro de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.


O advogado e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano comenta as possíveis consequências do discurso realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a seus apoiadores. Confira a análise no canal de CartaCapital no YouTube.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo