Política
A tentativa do líder do PL de blindar o passaporte de Eduardo Bolsonaro após ação de petistas
Projeto de Sóstenes Cavalcante (RJ) dificulta ao máximo a imposição judicial de medidas cautelares contra parlamentares


O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta quinta-feira 6 um projeto de lei para dificultar ao máximo a imposição judicial de medidas cautelares contra parlamentares.
Segundo o texto, medidas diversas da prisão, como a instalação de tornozeleira eletrônica e a apreensão de passaporte, precisarão do aval da Casa Legislativa à qual o congressista foi eleito.
Sóstenes propõe a matéria cinco dias depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes pedir a manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre uma notícia-crime que atribui ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) crimes contra a soberania nacional.
De autoria dos petistas Lindbergh Farias (RJ) e Rogério Correia (MG), a notícia-crime solicita a abertura de uma investigação sobre Eduardo por articular uma ofensiva ao STF com congressistas dos Estados Unidos, além da apreensão do passaporte do deputado de extrema-direita.
Na justificativa do projeto, Sóstenes Cavalcante não menciona diretamente Eduardo, mas afirma que “a liberdade de locomoção e outros direitos inerentes à atividade parlamentar são direitos fundamentais assegurados pela Constituição e não podem ser restringidos sem o devido processo legal e sem condenação definitiva”.
A tramitação da proposta, porém, ainda não começou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR é contrária a pedido de Bolsonaro para apresentar defesa em 83 dias
Por Agência Brasil
Bolsonaro tem até esta quinta para apresentar defesa no processo sobre tentativa de golpe
Por CartaCapital
Bolsonaro reclama de possível apreensão do passaporte de Eduardo: ‘Constrangimento’
Por Ana Luiza Sanfilippo