Política

A reitores, Lula critica Bolsonaro e diz que Educação ‘está saindo das trevas’

O presidente garantiu que, a partir de agora, o governo federal vai estreitar as relações com as universidades e institutos

Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 19, com reitores das 27 universidades federais do País e dirigentes dos Institutos Federais. No encontro, o petista criticou a gestão do seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Educação.

“Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos”, discursou Lula no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). “E eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”.

O presidente garantiu que, a partir de agora, o governo federal vai estreitar as relações com as universidades e institutos.

“E eu não conheço na história presidente que tenha recebido conjunto de reitores”, destacou. “A única explicação era medo de que vocês iriam fazer reivindicações”.

Após a abertura, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Ricardo Marcelo Fonseca, também citou o governo do ex-presidente

“Os reitores e as universidades federais foram maltratados, detratados, esganados orçamentariamente e colocados como alvo”, declarou. “As universidades foram resistência nesse período obscuro que nos antecedeu”, disse o também reitor da Universidade Federal do Paraná.

Durante a gestão de Bolsonaro, a relação com reitores sofreu enormes tensões. Segundo o ex-capitão, universidades eram espaço de “balburdia” e “militância” contra ele. 

A área também sofreu diversos cortes consecutivos, e quase sofreu um apagão no fim de 2022. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo