CartaExpressa
A reação de Elon Musk à decisão de Moraes que suspende o X no Brasil
O ministro do STF tomou a decisão depois de a plataforma descumprir ordens judiciais


O bilionário Elon Musk criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de suspender a plataforma X no Brasil, assinada nesta sexta-feira 30.
Desde a publicação da ordem, Musk intensificou os ataques ao magistrado em seu perfil na rede social. Em uma postagem, chamou Moraes de “pseudo-juiz”.
“A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil a está destruindo para fins políticos”, escreveu o magnata.
Em outras publicações, alegou que o “regime opressor brasileiro” teria medo de que as pessoas descobrissem “a verdade” e, por isso, o X sairia do ar.
“Estão fechando a fonte número 1 da verdade no Brasil”, publicou o bilionário. Apoiador de Donald Trump na eleição presidencial norte-americana, ele acrescentou: “A censura é uma certeza se os democratas vencerem”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os bolsonaristas citados por Moraes na decisão de suspender o X
Por Wendal Carmo
‘Desrespeita a soberania’: leia o que disse Moraes sobre Musk ao mandar suspender o X
Por CartaCapital
Moraes proíbe uso de VPN para acessar o X e prevê multa diária de R$ 50 mil
Por CartaCapital
Leia na íntegra a decisão em que Moraes manda suspender o X, de Elon Musk, no Brasil
Por CartaCapital