Política

A opinião dos brasileiros sobre o Congresso e o STF, segundo o PoderData

Pesquisa mostra que população desaprova as atuações de ministros e parlamentares

A opinião dos brasileiros sobre o Congresso e o STF, segundo o PoderData
A opinião dos brasileiros sobre o Congresso e o STF, segundo o PoderData
Praça dos Três Poderes, em Brasília – Foto: Divulgação/Embratur
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira 20 pelo instituto PoderData mostra que a população brasileira, de maneira geral, desaprova as atuações do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando perguntados sobre como avaliam o trabalho da Câmara dos Deputados, 48% responderam “ruim” ou “péssimo”, contra apenas 9% que disseram “bom” ou “ótimo”. Para 34%, o trabalho da Câmara é apenas “regular”. Os níveis são semelhantes aos apontados no último levantamento do instituto sobre o tema, divulgado em maio deste ano.

Confira a avaliação da Câmara, segundo o PoderData:

  • “Ruim” ou “péssimo” – 48% (eram 45% em maio)
  • “Regular” – 34% (eram 37%)
  • “Bom” ou “ótimo” – 9% (eram 10%)
  • Não sabem – 9% (eram 8%)

O Senado tem avaliação ligeiramente melhor, mas também não tem números animadores, já que 45% apontam a atuação como “ruim” ou “péssima” contra 16% que veem como “boa” ou “ótima”.

Veja os números da avaliação do Senado na pesquisa PoderData:

  • “Ruim” ou “péssimo” – 45% (eram 44% em maio)
  • “Regular” – 32% (eram 37%)
  • “Bom” ou “ótimo” – 16% (eram 12%)
  • Não sabem – 8% (eram 7%)

Em relação ao STF, a situação não difere muito da registrada na pesquisa sobre os parlamentares: são 43% que avaliam o trabalho dos ministros como “ruim” ou “péssimo”, contra apenas 12% que responderam “bom” ou “ótimo”.

A avaliação do STF pela população brasileira, segundo o PoderData:

  • “Ruim” ou “péssimo” – 43% (eram 42% em maio)
  • “Regular” – 34% (eram 33%)
  • “Bom” ou “ótimo” – 12% (eram 14%)
  • Não sabem – 8% (eram 11%)

No caso específico do Supremo, o PoderData destacou uma queda acentuada registrada nos últimos dois anos. No início de 2023, 31% apontavam o trabalho dos ministros como “bom” ou “ótimo”.

Foram 2.500 entrevistas feitas por telefone entre os dias 14 e 16 de dezembro. Os participantes são moradores de 192 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo