Política
A nova cartada de Bolsonaro e Braga Netto para reverter a inelegibilidade
Ex-presidente e ex-ministro foram condenados pelo TSE por abuso de poder político e econômico


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto, seu vice na chapa nas eleições de 2022, apresentaram um novo recurso para tentar reverter a inelegibilidade imposta aos dois pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O documento foi protocolado na última quinta-feira 16 e defende que o caso seja encaminhado para análise do Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro e Braga Neto foram considerados inelegíveis por transformarem as comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro de 2022, em um ato de campanha. O TSE entendeu que se tratou de abuso de poder político e econômico.
Essa é a segunda condenação de Bolsonaro. O TSE já havia condenado o ex-presidente por ataques ao sistema eleitoral realizados em uma reunião com embaixadores.
Então, se e a condenação pelo 7 de Setembro for derrubada, a outra segue valendo e Bolsonaro segue inelegível. Braga Neto só foi condenado pelo primeiro caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR denuncia suspeitos de bloquear rodovias após a vitória de Lula sobre Bolsonaro
Por Wendal Carmo
Bolsonaro vai à Justiça contra Boulos por declarações sobre morte de Marielle Franco
Por CartaCapital