Política

assine e leia

A esfinge de Maricá

Vice-presidente do PT, Washington Quaquá coleciona gafes e controvérsias, mas é peça-chave na política fluminense

Aliados. Presença marcante na Marquês de Sapucaí, Quaquá atraiu políticos de direita para o palanque de Lula nas eleições do ano passado e incomoda a ala ideológica do PT com seus acenos para figuras como Eduardo Pazuello, ex-ministro de Bolsonaro, e Eduardo Paes, do PSD – Imagem: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

Para alguns colegas de partido, ele é o maior símbolo de um exitoso modo de governar “à esquerda”, com a aplicação de programas de inclusão social, distribuição de renda e desenvolvimento científico e tecnológico. Para outros, é uma chaga a sangrar o PT, um político populista e excessivamente pragmático, que investe na construção de alianças locais com personagens que causam arrepios em parte dos petistas. ­Exageros costumam fazer parte das discussões sobre quem é o deputado federal e vice-presidente ­nacional do PT, ­Washington Quaquá, ­ex-prefeito de ­Maricá. Aos 53 anos, o ­ex-militante secundarista, que já foi próximo à Convergência Socialista (atual ­PSTU) e destaque do grupo do então deputado petista ­Vladimir ­Palmeira, é hoje um dos personagens mais influentes da política fluminense. Entre apoiadores e críticos, uma certeza: Quaquá parece adorar uma controvérsia.

Um desses gestos foi o tapa dado no rosto do deputado bolsonarista Messias ­Donato, do Republicanos, após o “colega” ter puxado o braço do petista no plenário da Câmara. O tumulto, na presença do presidente Lula, durante a sessão de promulgação da Reforma Tributária em dezembro, levou Quaquá de volta às manchetes esta semana, após o ministro ­Cristiano Zanin, do Supremo ­Tribunal Federal, determinar a abertura de inquérito para apurar a agressão. Quaquá ganhou os holofotes também ao anunciar a contratação do carnavalesco Leandro Vieira, campeão do carnaval carioca de 2024 pela Imperatriz Leopoldinense. No ano que vem, Vieira fará o carnaval da União de Maricá, escola de samba criada pelo deputado em 2015 que já chegou ao Grupo de Acesso e é atualmente seu maior xodó.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo