Política

A escolha atabalhoada porém eficaz de Michel Temer

De trapalhada em trapalhada, o governo Dilma chegou à melhor solução possível: Michel Temer, um profissional com livre trânsito no PMDB, na oposição e no Poder Judiciário

Ministérios sob Bolsonaro passarão por revisão de contratações feitas nos últimos dias do governo Temer Ministérios sob Bolsonaro passarão por revisão de contratações feitas nos últimos dias do governo Temer
Apoie Siga-nos no

O Palácio do Planalto seguiu a norma dos últimos anos: se pode complicar, para que simplificar?

Para chegar até o óbvio – a indicação do vice presidente Michel Temer para a articulação política, acumulando a Secretaria de Relações Institucionais – fez o seguinte trajeto:

1. Ofereceu o cargo ao Ministro dos Portos Eliseu Padilha, sem saber se ele iria aceitar. Ninguém com um mínimo de malícia política procede assim. Primeiro, envia emissários para sondar a decisão, para só depois fazer o convite.

2. Permitiu que o convite vazasse e, pior, junto com a recusa de Padilha. Imediatamente queimou um seguidor leal, o Ministro Pepe Vargas. Tudo com a mesma falta de cuidado com que humilhou Guido Mantega – que merecia estar fora do governo muito antes, mas sem humilhação.

3. De trapalhada em trapalhada, o governo Dilma chegou à melhor solução possível: Michel Temer.

Agora, tem-se um profissional na principal posição do campo político, alguém com livre trânsito no PMDB, na oposição, no Poder Judiciário, discreto, hábil, com senioridade.

As críticas da oposição – de que Dilma “terceirizou” sua função política – é esperneio de quem não esperava que de tranco em tranco o governo conseguisse chutar a gol. Mas chutou. Aos poucos o choque de realidade vai tornando Dilma menos teimosa e mais consciente do jogo que tem pela frente.

Com sua habitual dificuldade em tratar de dois temas ao mesmo tempo, concentrou-se na aprovação do pacote fiscal pelo Congresso e ainda não começou a trabalhar seu plano estratégico de governo.

Com a frente política em boas mãos, falta desenhar o plano de ação do seu governo e destacar um assessor de peso para participar das formulações de cada ministério e definir as formas de acompanhamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo