Política
A disputa pelo governo do Maranhão em 2026, segundo nova pesquisa
Eduardo Braide (PSD) lidera os três cenários considerados pelo Real Time Big Data
Uma pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira 1º indica o favoritismo do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na disputa pelo governo do Maranhão em 2026. Ele lidera os três cenários considerados pelo instituto.
O levantamento contou com 1.200 entrevistas entre a última quinta-feira 27 e a sexta 28. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Confira os resultados:
Cenário 1:
- Eduardo Braide (PSD): 35%
- Orleans Brandão (MDB): 25%
- Lahesio Bonfim (Novo): 19%
- Felipe Camarão (PT): 6%
- Brancos/Nulos: 8%
- Não sabem/Não responderam: 7%
Cenário 2:
- Eduardo Braide (PSD): 37%
- Orleans Brandão (MDB): 27%
- Lahesio Bonfim (Novo): 19%
- Brancos/Nulos: 9%
- Não sabem/Não responderam: 8%
Cenário 3:
- Eduardo Braide (PSD): 43%
- Orleans Brandão (MDB): 29%
- Felipe Camarão (PT): 7%
- Brancos/Nulos: 11%
- Não sabem/Não responderam: 10%
Camarão “lidera” o ranking de rejeição: 28% afirmaram não votar nele. Aparecem na sequência Bonfim (25%), Braide (23%) e Brandão (22%). Os entrevistados podiam citar mais de um nome na resposta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Como o PSOL quer chegar a 2026, segundo sua presidente
Por Wendal Carmo
Rafael Fonteles é favorito para o governo do Piauí em 2026, aponta nova pesquisa
Por Wendal Carmo
A suposta condição de Aécio para o PSDB apoiar Tarcísio em 2026
Por Wendal Carmo



