Política
A disputa pelo governo de Santa Catarina em 2026, segundo nova pesquisa
Jorginho Mello (PL) desponta na liderança da corrida, de acordo com o Real Time Big Data


Uma pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira 4 aponta o favoritismo do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em sua tentativa de reeleição em 2026.
Mello lidera com folga os três cenários considerados. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Confira os resultados:
Cenário 1:
- Jorginho Mello (PL): 46%
- João Rodrigues (PSD): 21%
- Décio Lima (PT): 15%
- Antídio Lunelli (MDB): 4%
- Nulo/Branco: 7%
- Não sabe/Não respondeu: 7%
Cenário 2:
- Jorginho Mello (PL): 47%
- João Rodrigues (PSD): 22%
- Décio Lima (PT): 15%
- Carlos Chiodini (MDB): 2%
- Nulo/Branco: 7%
- Não sabe/Não respondeu: 7%
Cenário 3:
- Jorginho Mello (PL): 48%
- João Rodrigues (PSD): 22%
- Décio Lima (PT): 15%
- Nulo/Branco: 7%
- Não sabe/Não respondeu: 8%
Segundo o levantamento, Décio carrega a maior rejeição (52%), seguido por Jorginho (28%), Lunelli (19%), Rodrigues (14%) e Chiodini (11%).
O Real Time Big Data entrevistou 1.200 eleitores em Santa Catarina entre a terça-feira 2 e a quarta 3.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que diz o novo projeto do PL para anistiar Bolsonaro e recolocá-lo nas urnas em 2026
Por Vinícius Nunes
Paraná Pesquisas testa possíveis candidatos ao governo do DF em 2026; veja os números
Por Wendal Carmo
Os favoritos para o Senado pelo DF em 2026, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital