Política
A disputa entre Pazolini e Ferraço pelo governo do ES
Eleitores estão divididos sobre quem deve governar o estado em 2026
Os eleitores do Espírito Santo estão divididos sobre quem deve governar o estado a partir de 2026. A conclusão é da nova pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira 8.
De acordo com o levantamento, há uma disputa acirrada entre o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e Ricardo Ferraço (MDB), atual vice-governador. A dupla está em um empate técnico em três cenários monitorados. Na quarta disputa testada, sem a presença de Pazolini, o empate técnico se mantém, mas entre Ferraço e o ex-governador Paulo Hartung (PSD).
Veja os resultados:
Cenário 1
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 30%
- Ricardo Ferraço (MDB) – 30%
- Arnaldinho Borgo (Podemos) – 12%
- Helder Salomão (PT) – 6%
- Nulo/Branco – 9%
- NS/NR – 13%
Cenário 2
- Ricardo Ferraço (MDB) – 33%
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 30%
- Arnaldinho Borgo (Podemos) – 13%
- Nulo/Branco – 10%
- NS/NR – 14%
Cenário 3
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 34%
- Ricardo Ferraço (MDB) – 31%
- Helder Salomão (PT) – 7%
- Nulo/Branco – 12%
- NS/NR – 16%
Cenário 4
- Paulo Hartung (PSD) – 32%
- Ricardo Ferraço (MDB) – 32%
- Arnaldinho Borgo (Podemos) – 15%
- Nulo/Branco – 10%
- NS/NR – 11%
Foram entrevistados 1.200 eleitores entre os dias 4 e 5 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Casagrande no Senado
O governador Renato Casagrande (PSB), segundo o mesmo levantamento, desponta como favorito na disputa por uma das cadeiras no Senado. Em 2026, são duas vagas disponíveis na Casa Alta. Confira:
Cenário 1
- Renato Casagrande (PSB) – 30%
- Sérgio Meneghelli (Republicanos) – 12%
- Rose de Freitas (MDB) – 11%
- Fabiano Contarato (PT) – 9%
- Maguinha Malta (PL) – 9%
- Da Vitória (PP) – 8%
- Euclério Sampaio (MDB) – 8%
- Marcos do Val (Podemos) – 3%
- Nulo/Branco – 6%
- NS/NR – 4%
Cenário 2
- Renato Casagrande (PSB) – 27%
- Paulo Hartung (PSD) – 18%
- Sérgio Meneghelli (Republicanos) – 10%
- Rose de Freitas (MDB) – 9%
- Fabiano Contarato (PT) – 9%
- Maguinha Malta (PL) – 8%
- Da Vitória (PP) 6%
- Euclério Sampaio (MDB) 6%
- Nulo/Branco – 4%
- NS/NR – 3%
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os favoritos para a sucessão de Barbalho no Pará, segundo nova pesquisa
Por Getulio Xavier
O desempenho de Flávio Bolsonaro contra Lula na mais recente pesquisa Atlas sobre 2026
Por CartaCapital



