Política
A disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno, segundo a nova pesquisa Nexus/BTG
Foram testados, ainda, embates entre o petista e outros três candidatos
A nova pesquisa Nexus/BTG para a presidência da República, publicada nesta segunda-feira 3, testou quatro possíveis cenários para o segundo turno, todos eles com o nome de Lula (PT) como uma das alternativas. Além do embate com Flávio Bolsonaro (PL), que a esta altura parece o mais provável, foram simuladas disputas do petista com Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão).
O levantamento aponta empates técnicos nas disputas de Lula com Flávio Bolsonaro e com Caiado. Nos dois casos, o petista tem a vantagem numérica. Já nas simulações de embates com Romeu Zema e Renan Santos, o petista está à frente, mesmo considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Confira os percentuais:
Segundo turno – Cenário 1
- Lula (PT) – 46%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 45%
- Nenhum/branco/nulo – 8%
- Não sabe/não respondeu – 2%
Segundo turno – Cenário 2
- Lula (PT) – 46%
- Romeu Zema (Novo) – 40%
- Nenhum/branco/nulo – 10%
- Não sabe/não respondeu – 3%
Segundo turno – Cenário 3
- Lula (PT) – 46%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 42%
- Nenhum/branco/nulo – 10%
- Não sabe/não respondeu – 3%
Segundo turno – Cenário 4
- Lula (PT) – 47%
- Renan Santos (Missão) – 37%
- Nenhum/branco/nulo – 13%
- Não sabe/não respondeu – 3%
A disputa de primeiro turno tem Lula numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, mas também há empate técnico. Os demais candidatos aparecem distantes dos dois. Clique aqui para ver os detalhes.
Foram realizadas 2.002 entrevistas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o código BR-02874/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
BTG e Nexus apresentam a primeira pesquisa da semana para a presidência; confira os números
Por CartaCapital
Vox Brasil: Lula lidera o 1º turno e derrotaria Flávio Bolsonaro no 2º
Por CartaCapital




