Política

A disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro entre eleitores do RS, segundo nova pesquisa

Os percentuais oscilam, mas o presidente e o filho de Jair Bolsonaro estão próximos em todos os cenários

A disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro entre eleitores do RS, segundo nova pesquisa
A disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro entre eleitores do RS, segundo nova pesquisa
O presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro. Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil e Carlos Moura/Agência Senado
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

Uma pesquisa realizada no Rio Grande do Sul e divulgada nesta terça-feira 17 pelo instituto Real Time Big Data mostra equilíbrio entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa pela Presidência entre os eleitores gaúchos.

Nos três cenários testados, Lula e Flávio são os dois primeiros colocados. Os percentuais oscilam, mas em todos eles há cenário de empate, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.

Entre uma simulação e outra, o que muda é o nome do representante do PSD na disputa. O governador gaúcho, Eduardo Leite, é o que tem maior percentual entre os ‘presidenciáveis’ do partido de Gilberto Kassab. Entretanto, ainda está longe de Lula e Flávio.

Confira os percentuais:

Cenário 1

  • Lula (PT) – 40%
  • Flávio Bolsonaro (PL) – 40%
  • Ratinho Junior (PSD) – 9%
  • Romeu Zema (Novo) – 3%
  • Renan Santos (Missão) – 2%
  • Aldo Rebelo (DC) – 1%
  • Nulo/branco – 3%
  • Não sabe/não respondeu – 2%

Cenário 2

  • Lula (PT) – 39%
  • Flávio Bolsonaro (PL) – 36%
  • Eduardo Leite (PSD) – 16%
  • Romeu Zema (Novo) – 2%
  • Renan Santos (Missão) – 1%
  • Aldo Rebelo (DC) – 1%
  • Nulo/branco – 3%
  • Não sabe/não respondeu – 2%

Cenário 3

  • Flávio Bolsonaro (PL) – 42%
  • Lula (PT) – 40%
  • Ronaldo Caiado (PSD) – 4%
  • Romeu Zema (Novo) – 3%
  • Renan Santos (Missão) – 2%
  • Aldo Rebelo (DC) – 1%
  • Nulo/branco – 4%
  • Não sabe/não respondeu – 4%

Rejeição

Mais cotados entre os eleitores gaúchos, Lula e Flávio são também os que têm maior rejeição. Ou seja: os candidatos em que mais eleitores dizem que não votarão em nenhuma hipótese. Na sequência vem Eduardo Leite.

Os índices, somados, passam dos 100 pontos, já que cada participante pode citar mais de um nome nessa pergunta. Veja os números:

  • Lula (PT) – 50%
  • Flávio Bolsonaro (PL) – 44%
  • Eduardo Leite (PSD) – 37%
  • Ronaldo Caiado (PSD) – 31%
  • Aldo Rebelo (DC) – 30%
  • Ratinho Junior (PSD) – 29%
  • Romeu Zema (Novo) – 27%
  • Renan Santos (Missão) – 25%
  • Poderia votar em todos – 2%
  • Não sabe/não respondeu – 3%

O instituto realizou 1.500 entrevistas entre 14 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04665/2026.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo