Política
A disputa apertada entre Lula e Flávio Bolsonaro no Tocantins, segundo pesquisa Real Time Big Data
O presidente lidera numericamente as intenções de voto em todos os cenários testados, mas o filho de Jair Bolsonaro aparece bem perto, em situação de empate técnico
Os eleitores do Tocantins se dividem na disputa entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira 25 pelo instituto Real Time Big Data.
Lula aparece numericamente à frente de Flávio nos três cenários testados para o primeiro turno. Em um deles, aparece o nome de Ratinho Jr. como candidato do PSD. O governador paranaense, entretanto, anunciou nesta semana que desistiu da disputa.
No segundo turno de 2022, Lula venceu Jair Bolsonaro (PL) no Tocantins por margem apertada: o petista somou 51,36% dos votos dos tocantinenses, contra 48,64% do ex-capitão e pai de Flávio Bolsonaro.
Confira os percentuais da pesquisa presidencial no Tocantins, segundo a pesquisa Real Time Big Data:
Cenário 1
- Lula (PT) – 37%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 35%
- Ratinho Jr (PSD) – 5%
- Romeu Zema (Novo) – 1%
- Renan Santos (Missão) – 1%
- Aldo Rebelo (DC) – 1%
- Nulo/branco – 7%
- Não sabe/não respondeu – 13%
Cenário 2
- Lula (PT) – 38%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 36%
- Eduardo Leite (PSD) – 3%
- Romeu Zema (Novo) – 1%
- Renan Santos (Missão) – 1%
- Aldo Rebelo (DC) – 1%
- Nulo/branco – 7%
- Não sabe/não respondeu – 13%
Cenário 3
- Lula (PT) – 37%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 34%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 7%
- Romeu Zema (Novo) – 1%
- Renan Santos (Missão) – 1%
- Aldo Rebelo (DC) – 1%
- Nulo/branco – 7%
- Não sabe/não respondeu – 12%
Rejeição
Lula e Flávio são, também, os pré-candidatos com maior rejeição entre os tocantinenses. Quase metade dos eleitores diz que não votaria no atual presidente de nenhuma maneira. O percentual dos que dizem que não votariam em Flávio é próximo.
Veja os números:
- Lula (PT) – 49%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 46%
- Aldo Rebelo (DC) – 27%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 26%
- Ratinho Jr (PSD) – 24%
- Eduardo Leite (PSD) – 23%
- Romeu Zema (Novo) – 22%
- Renan Santos (Missão) – 15%
- Poderia votar em todos – 2%
- Não sabe/não respondeu – 2%
Os pesquisadores ouviram 1.600 eleitores tocantinenses nos dias 23 e 24 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-00664/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa Real Time Big Data: Professora Dorinha lidera disputa pelo governo do Tocantins
Por CartaCapital
A disputa no 2º turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, segundo nova pesquisa AtlasIntel
Por CartaCapital




