A céu aberto

A Justiça aperta o cerco a Bolsonaro, o bolsonarismo sonha em manipular a CPI

O vazamento das imagens da câmera do andar do gabinete presidencial derrubou o general Dias. Alexandre de Moraes busca os mentores dos atos golpistas – Imagem: Redes sociais e Carol Alves Moura/STF

Apoie Siga-nos no

A sede da Polícia Federal em Brasília foi palco, na quarta-feira 26, da abertura de um seminário sobre a segurança de governantes pelo mundo. Dez países mandaram representantes, entre eles Alemanha, Argentina e Estados Unidos. Nessas nações, a escolta presidencial é feita por civis, algo que passou a ocorrer no Brasil neste ano. Um dos primeiros atos assinados por Lula ao tomar posse foi o decreto de criação da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente, equipe fisicamente próxima do petista em qualquer lugar. À frente do órgão, um delegado da PF, Alexsander Castro de Oliveira, que acompanhou Lula na viagem a Portugal, mas voltou antes para participar do seminário. Integrante da segurança do então candidato na eleição, ocupa o posto por indicação do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, outro participante do seminário. Para Rodrigues, Ricardo Cappelli, braço-direito do ministro da Justiça, Flávio Dino, deveria ser efetivado no Gabinete de Segurança Institucional, feudo militar no Palácio do Planalto.

Até o governo Jair Bolsonaro, cabia ao GSI cuidar da segurança presidencial. Em parte, ainda é assim: na equipe que fica um pouco mais distante de Lula em eventos há fardados. A “bolsonarização” dos quartéis foi a razão para o petista não querer sua vida nas mãos de milicos. No dia em que o seminário internacional começou, Bolsonaro compareceu à PF pela segunda vez em três semanas. Antes tinha ido depor sobre as joias sauditas, agora sobre a insurreição de seus ­fiéis em 8 de janeiro. Dois dias após o quebra-quebra em Brasília, o capitão publicou nas redes sociais um vídeo com questionamentos à lisura da eleição. Logo tiraria do ar, mas era tarde. A Procuradoria-Geral da República pediu assim mesmo, e o Supremo Tribunal Federal aceitou, a inclusão do ex-presidente entre os investigados pelo 8 de janeiro, na condição de mentor e incentivador do levante.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

4 comentários

ricardo fernandes de oliveira 3 de maio de 2023 16h05
Malfadada elite militar deste pais
PAULO SERGIO CORDEIRO SANTOS 1 de maio de 2023 23h33
No caso dos atos de 8 de janeiro que vinculados ao golpismo perpetrado por Bolsonaro, Anderson Torres alguns militares, empresários, existem não só indícios, mas também convicções e muitas provas documentadas e gravadas às escancaras através de vídeos gravados pelos próprios indiciados. Os poderes da república, inclusive a Polícia Federal, Ministério Público, Judiciário só não punem se não quiserem. Durante os quatro anos do governo Bolsonaro, eles fizeram provas, que Aras não quis ver e Lira arquivou. Inverter o óbvio é a estratégia dos que defendem os que praticaram os crimes. O governo deve lutar para que a CPMI seja dirigida na presidência e relatoria por nomes isentos e ligados às investigações, não aos investigados, pois seria o cúmulo do absurdo colocar o lobo para tomar conta do galinheiro. Não é suficiente, nesta CPI mista ou CPMI investigar os executores, articuladores e financiadores, mas também o quartel general do golpe, o verdadeiro Estado Maior do Golpe: Bolsonaro, Heleno e Braga Neto.
RENATO DA SILVA CASTOR 29 de abril de 2023 09h49
corrigindo : excessão.
RENATO DA SILVA CASTOR 29 de abril de 2023 09h44
sem anistia para todos golpistas ,sem excesso.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.