Política
A briga entre Ferraço e Pazolini pelo governo do Espírito Santo, segundo o Real Time Big Data
O vice-governador e o prefeito de Vitória aparecem empatados em um dos cenários
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira 16 pelo instituto Real Time Big Data mostra uma disputa apertada pelo governo do Espírito Santo. Em um dos cenários, o atual vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB) e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) aparecem empatados.
Em outra simulação testada, Ferraço aparece na dianteira, com vantagem de seis pontos para Pazolini. Além disso, houve um teste sem o nome do prefeito de Vitória. Nesse caso, Ferraço segue na dianteira, com diferença confortável para o segundo colocado.
Veja os percentuais:
Cenário 1
- Ricardo Ferraço (MDB) – 35%
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 35%
- Helder Salomão (PT) – 8%
- Nulo/branco – 11%
- Não sabe/não respondeu – 11%
Cenário 2
- Ricardo Ferraço (MDB) – 33%
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 27%
- Magno Malta (PL) – 15%
- Helder Salomão (PT) – 8%
- Nulo/branco – 8%
- Não sabe/não respondeu – 9%
Cenário 3
- Ricardo Ferraço (MDB) – 34%
- Arnaldinho Borgo (PSDB) – 23%
- Magno Malta (PL) – 17%
- Helder Salomão (PT) – 8%
- Nulo/branco – 8%
- Não sabe/não respondeu – 10%
Rejeição
A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos. Ferraço teve resultado melhor que o de Pazolini, pois há menos eleitores que dizem que não votariam nele sob nenhuma hipótese. O mais rejeitado, porém, é o senador bolsonarista Magno Malta (PL).
- Magno Malta (PL) – 48%
- Helder Salomão (PT) – 42%
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 34%
- Arnaldinho Borgo (PSDB) – 33%
- Ricardo Ferraço (MDB) – 27%
- Poderia votar em todos – 3%
- Não sabe/não respondeu – 6%
Casagrande lidera para o Senado
O atual governador, Renato Casagrande (PSB), tem a aprovação de nada menos que 79% dos entrevistados pelo Real Time Big Data. Além disso, 51% dizem que o governo é “bom” ou “ótimo”, contra apenas 13% de “ruim” ou “péssimo”. Isso se reflete na disputa pelo Senado: Casagrande lidera com folga em todos os cenários testados.
Neste ano, cada estado vai eleger dois senadores. Segundo a pesquisa, Casagrande deverá levar uma das vagas. A outra segue aberta.
Veja os percentuais:
Senado – Cenário 1
- Renato Casagrande (PSB) – 31%
- Sergio Meneghelli (PSD) – 16%
- Maguinha Malta (PL) – 11%
- Fabiano Contarato (PT) – 8%
- Marcos do Val (Podemos) – 7%
- Euclério Sampaio (MDB) – 7%
- Nulo/branco – 12%
- Não sabe/não respondeu – 8%
Senado – Cenário 2
- Renato Casagrande (PSB) – 30%
- Sergio Meneghelli (PSD) – 14%
- Rose de Freitas (MDB) – 13%
- Maguinha Malta (PL) – 11%
- Fabiano Contarato (PT) – 8%
- Marcos do Val (Podemos) – 6%
- Nulo/branco – 11%
- Não sabe/não respondeu – 7%
Senado – Cenário 3
- Renato Casagrande (PSB) – 28%
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) – 17%
- Sergio Meneghelli (PSD) – 13%
- Maguinha Malta (PL) – 10%
- Rose de Freitas (MDB) – 8%
- Fabiano Contarato (PT) – 6%
- Marcos do Val (Podemos) – 5%
- Nulo/branco – 6%
- Não sabe/não respondeu – 7%
Senado – Cenário 4
- Renato Casagrande (PSB) – 29%
- Sergio Meneghelli (PSD) – 14%
- Arnaldinho Borgo (PSDB) – 13%
- Maguinha Malta (PL) – 11%
- Rose de Freitas (MDB) – 8%
- Fabiano Contarato (PT) – 6%
- Marcos do Val (Podemos) – 6%
- Nulo/branco – 6%
- Não sabe/não respondeu – 7%
Foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 13 e 14 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo ES-06722/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



