Política

A avaliação de Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, sobre os resultados do 1º turno das eleições 2024

A nível nacional, o PT venceu 248 prefeituras no primeiro turno deste ano, resultado positivo, se comparado ao primeiro turno de 2020, quando os eleitos somaram 182

A avaliação de Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, sobre os resultados do 1º turno das eleições 2024
A avaliação de Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, sobre os resultados do 1º turno das eleições 2024
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann. Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, fez um balanço positivo do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que considerou um momento de ‘reconstrução para a legenda’.

“O PT mostrou o seu vigor, a sua vitalidade, a vontade de participar do processo democrático”, iniciou a parlamentar em entrevista à TvPT, exibida no YouTube, no domingo 6.

Gleisi destacou que faz um balanço positivo do início do pleito, que vai ser finalizado em todo o País no dia 27 de outubro, em segundo turno.

“Nós já tínhamos avaliado que nos sairíamos melhor do que fizemos em 2020, que foi uma eleição muito difícil, assim como em 2016, essa mostra um processo de reconstrução do PT no processo eleitoral local, e isso é muito importante”, avaliou a presidenta.

A nível nacional, o PT venceu 248 prefeituras no primeiro turno deste ano. O resultado é positivo, se comparado ao primeiro turno de 2020, quando os eleitos somaram 182. Ela também destacou que o partido conseguiu participar de disputas eleitorais em 12 cidades no segundo turno.

Na conversa, Gleisi ainda deu destaque à cidade de São Paulo, onde Guilherme Boulos (PSOL) disputará o segundo turno com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). O psolista é apoiado pelo PT na disputa.

“Mostrando a resiliência, a resistência das forças de esquerda do campo progressista e democrático na maior cidade do País”, pontuou, ao também comemorar a eleição em primeiro turno do prefeito Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro, em vitória sob o candidato Alexandre Ramagem (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido.

“A eleição do Paes se dá na terra do Bolsonaro, no berço político do Bolsonaro, o que também é de grande importância para o campo democrático, progressista e popular”, emendou.

Para o segundo turno, Gleisi reforçou que a legenda continuará em um trabalho de articulação política com a militância, lideranças e movimentos sociais para conseguir bons resultados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo