Política

assine e leia

A aula de Stedile

Em sete horas de depoimento, o líder sem-terra joga a última pá de cal na defunta CPI do MST

O dia da caça. A intenção era constranger Stedile, mas o líder sem-terra, de modo didático e sereno, escapou das armadilhas, deu uma lição de história e deixou Salles, o relator, se enrolar na própria corda. A quinta CPI contra o MST também fracassa – Imagem: Lula Marques/ABR e Myke Sena/Ag. Câmara
Apoie Siga-nos no

Era para ser uma arapuca. Na terça-feira 15, o deputado e ex-ministro Ricardo Salles, relator da CPI do MST, e seus aliados estavam preparados, ou assim pensavam, para emparedar João Pedro Stedile, a mais emblemática liderança dos sem-terra. Por quase sete horas, um ascético Stedile submeteu-se a um interrogatório digno de uma comédia-pastelão.

Na verdade, quase ninguém estava interessado nas respostas. Enquanto bolsonaristas de todas as estirpes insultavam o convidado, Salles aproveitou os holofotes para dar pistas do que pretende escrever no relatório final, obra quase exclusiva de sua imaginação. O ex-ministro acusou o movimento de explorar os assentados e cometer crimes. Tentou arrancar do depoente a origem do financiamento ao grupo e fez perguntas desconexas. Uma delas? Existe na China algo parecido ao MST? Sereno e didático, Stedile respondeu: “Não, eles fizeram a reforma agrária em 1949”. Acostumado a frequentar ambientes mais hostis, o líder sem-terra não se deixou abalar. Às vezes benevolente, às vezes professoral, aproveitou a oportunidade para espalhar lições sobre conflitos agrários, concentração de terra, história e desigualdade. No fim, venceu por nocaute e despejou a última pá de cal em uma CPI que morreu por inanição e ainda não se deu conta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo