Política

Dilma a Kátia Abreu: ‘Nossa parceria está começando’

Presidenta elogiou senadora durante sua posse na CNA, mas não fez menção à composição do novo ministério

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) foi reempossada nesta segunda-feira 15 como presidente da CNA. Sua nomeação como ministra da Agricultura, no entanto, não aconteceu
Apoie Siga-nos no

“Minha presença nesta cerimônia é uma forma de homenagear uma mulher que se distinguiu na direção da CNA, que representa os protagonistas em um Brasil bem-sucedido no agronegócio”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira 15, na cerimônia de posse da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) como presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), pelo terceiro mandato consecutivo.

A ocasião era vista como uma possível chance para que Dilma oficializasse Kátia como titular da pasta da Agricultura em seu segundo mandato. Contudo, a presidenta contentou-se em fazer elogios à senadora e a dizer que a parceria entre elas “está apenas começando”.

“Assumo o compromisso de traduzir esta parceria em novas conquistas e realizações”, disse Dilma em seu discurso. “No novo mandato que se inicia, o produtor rural não será apenas ouvido, quero o produtor rural tomando decisões comigo e atuando nas definições de novas políticas.”

Há algumas semanas, circulam especulações de que Kátia será o nome indicado para a pasta, o que tem gerado críticas e protestos por parte dos movimentos sociais. Tanto que horas antes da cerimônia em que Dilma discursou, o hall de entrada da CNA foi ocupado, entre às 11 horas e as 16 horas. Ao todo, cerca de 70 integrantes de movimentos sociais participaram do protesto.

Enquanto isso, Dilma se encontrava com líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e era pressionada para a adotar um plano de metas anual para assentar famílias. A exigência visava melhorar os baixos índices de assentamentos de famílias da reforma agrária, os menores em comparação a Lula e Fernando Henrique Cardoso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo