Política

9% dos eleitores admitem deixar de votar por medo de violência política, aponta pesquisa

Pelo menos 40% dos entrevistados acreditam haver grande chance de incidentes violentos durante pleito

9% dos eleitores admitem deixar de votar por medo de violência política, aponta pesquisa
9% dos eleitores admitem deixar de votar por medo de violência política, aponta pesquisa
Apoie Siga-nos no

O medo da violência política durante o dia das eleições é considerada por 40% dos eleitores do País. É o que aponta última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira 15. 

O receio de atos violentos pode afastar até 9% das pessoas das urnas no dia 2 de outubro. 

Essa apreensão está diretamente relacionada com o tom agressivo adotado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. 

Dois casos recentes de morte de militantes petistas por bolsonaristas corroboram com essa insegurança sentida pelos eleitores. 

A violência política também atingiu os pesquisadores dos institutos de sondagem, que relataram episódios de agressões no exercício de seu trabalho, além de jornalistas e veículos de imprensa. 

O receio de violência é maior entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas, com 45% das intenções de voto. 

Entre os eleitores petistas, o índice dos que não consideram ir às urnas é de 10%, frente aos 5% dos apoiadores de Bolsonaro que sente receio. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo