Política
7 de Setembro: Deputado pede ao TSE o bloqueio da conta de campanha de Bolsonaro
Rogério Correia diz que o presidente cometeu abuso de poder econômico, político e de autoridade nas comemorações do Bicentenário da Independência


O deputado Rogério Correia (PT-MG) entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral em que pede o bloqueio da conta da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto abuso de poder econômico, político e de autoridade do ex-capitão no 7 de Setembro.
De acordo com o parlamentar, “talvez não exista, na história jurisprudencial brasileira, um ato de candidato ao cargo eletivo mais elevado de uma nação que tão direta e inequivocamente se amolda a comportamentos juridicamente reprováveis”.
Nas comemorações do Bicentenário da Independência, Bolsonaro atacou o ex-presidente Lula (PT), o Supremo Tribunal Federal e as pesquisas eleitorais.
“O atual mandatário do poder executivo nacional, no dia 07 de setembro de 2022, às vésperas das eleições nacionais, momento em que todas as chapas já se encontravam inscritas e registradas, com as campanhas eleitorais em pleno vapor, sem nenhuma parcimônia, se utilizou de milhões de reais do dinheiro público, tomando para si um dos mais importantes eventos nacionais, para fazer campanha eleitoral em benefício próprio”, diz trecho do documento protocolado pelo deputado petista. “O candidato pediu votos com todas as letras, de maneira direta e objetiva”.
Na ação, Correia argumenta que, em caso de impossibilidade de bloqueio total da conta, que sejam restritos um pouco mais de 3 milhões de reais.
“Essa é a quantia que, já no momento deste ajuizamento, se tem demonstradamente gasta pelo Governo Federal, nas comemorações de Independência”, afirma o parlamentar. “Por isso, se evidencia como o valor empenhado na estrutura usurpada pelo requerido”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Campanha de Lula vai ao TSE contra Bolsonaro por ‘abuso de poder político e econômico’
Por CartaCapital
Bolsonaro “atravessou barreira legal” ao fazer campanha no 7 de Setembro, diz cientista política
Por RFI