Política

7 de Setembro: Ciro diz que Forças Armadas seguirão a Constituição e rejeitam ‘desatino golpista’

Em vídeo, o presidenciável do PDT afirma que as instituições brasileiras ‘começaram a reagir aos desvarios de um estúpido tiranete’

7 de Setembro: Ciro diz que Forças Armadas seguirão a Constituição e rejeitam ‘desatino golpista’
7 de Setembro: Ciro diz que Forças Armadas seguirão a Constituição e rejeitam ‘desatino golpista’
O presidenciável Ciro Gomes. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O provável candidato do PDT à Presidência em 2022, Ciro Gomes, divulgou um vídeo neste 7 de Setembro com críticas ao governo de Jair Bolsonaro. Segundo o pedetista, “aconteça o que acontecer hoje nas ruas, a mensagem de liberdade já se firmou antes que amanhecesse o dia”.

Ciro mencionou episódios recentes que marcam uma reação de instituições e de setores da sociedade às ameaças de Bolsonaro. “Nossas instituições começaram a reagir aos desvarios de um estúpido tiranete”, avaliou. Além disso, diz ele, “vozes discretas, porém firmes, de dentro dos quartéis, mandaram claras mensagens para aqueles que trocaram a farda por falsas benesses”.

“A maioria das Forças Armadas continua fiel à Constituição. E não acompanhará nenhum desatino golpista”.

No vídeo, Ciro Gomes ainda se dirigiu aos brasileiros que desejam tomar as ruas neste 7 de Setembro contra o governo Bolsonaro. Ele pediu “cautela” e especial cuidado ante a ação de provocadores.

O presidenciável também disse ser falsa a eventual percepção de que “o risco da perda da liberdade por uma ditadura interesse e afete apenas os ricos ou os mais remediados”.

“Debaixo de uma ditadura, de um governo que despreza a liberdade, os pobres sempre serão os que mais sofrem. Porque os mais ricos sempre se arranjam. Você, pobre, é que teria seu bairro ainda mais invadido pela violência. Porque ditadura é chuva de bala perdidas. De mortos sem Justiça”.

Na reta final de seu pronunciamento, Ciro afirmou que a luta pela independência “começa por saber distinguir aqueles que sinceramente lutam por ela daqueles que usam em vão o seu nome – como também usam em vão o nome da Pátria e usam, até, o nome de Deus em vão”.

“Lutar pela independência é saber construir um futuro radiante e não um mundo cercado de trevas e escuridão. É defender a Pátria unicamente pelo amor à Pátria, e não tentar sequestrá-la, nem sequestrar seus símbolos sagrados para usá-los como escudos de interesses espúrios”, disse ainda.

Assista ao vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo