Política

Seis vezes em que a família Bolsonaro foi contra o foro especial

Ao longos dos anos, tanto o presidente como os filhos criticaram várias vezes o benefício. “Eu não quero essa porcaria de privilégio”

Apoie Siga-nos no

A investida do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) contra o caso Queiroz é o grande assunto da semana. Para barrar a investigação contra o amigo, o parlamentar requereu o foro especial (que a família chama de privilegiado), e o caso foi suspenso até o mês que vem pelo ministro Luiz Fux, do STF.

Quer dizer, a prática do filho mais velho do clã Bolsonaro contraria o discurso que ele, o pai e os irmãos tiveram ao longos de todos os seus anos de vida pública.

Como tudo que envolve a família, as ideias são confusas. Flávio, Eduardo e Carlos enxovalharam muitos colegas de parlamento por utilizar o benefício de serem investigados em foros e cortes diferenciadas. Também costumam comemorar a transferência das pendências de desafetos à primeira instância.

Já o pai passou a ter uma visão um pouco diferente quando a coisa pareceu que ia virar séria. Quando o projeto de fim do foro avançou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, em 2017, passou a criticar a ideia.

Na visão do então deputado, conforme vídeos e entrevistas, o fim do foro serviria para que os políticos ganhassem tempo e pudessem recorrer por anos até seus processos chegarem à última instância.

O histórico do clã nas redes sociais revela um pouco da visão controversa sobre o tema. Confira:

  1. “Eu não quero essa porcaria de privilégio”

Em março do ano passado e com o filho do lado, Jair Bolsonaro gravou um vídeo criticando o foro privilegiado. Citando processos contra ele no STF, sugeriu abrir mão do benefício. “Não quero essa porcaria de foro privilegiado”.

Leia também: Ofensiva de Flávio decepciona apoiadores e 'influencers' pró-Bolsonaro

2. “Sou pelo fim do foro privilegiado”

Há dois anos, Eduardo Bolsonaro advogava pelo fim do benefício judicial aos parlamentares.

https://twitter.com/bolsonarosp/status/862064508671602688

3. Para Lula, manobra

Quando se ventilou a possibilidade de estender o foro especial a ex-presidentes da República, o senador considerou que “cheirava golpe”.

Leia também: Recado ao deputado Eduardo Bolsonaro

https://twitter.com/FlavioBolsonaro/status/865306651510931458

4. Palmas para o fim do foro… de Geraldo Alckmin

Quando o tucano deixou o governo do estado de São Paulo, no ano passado, Eduardo Bolsonaro comemorou a notícia de que os processos envolvendo o nome dele seriam remetidos à 1ª instância. Com emoji de aplausos e tudo.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/983784628254371841

5. “Maia quer ser eleito exclusivamente para continuar com foro privilegiado”

Em resposta a um internauta que criticava a Rodrigo Maia, o ‘pitbull’ de Bolsonaro detonou o presidente da Câmara por buscar a reeleição ‘exclusivamente’ para manter o foro privilegiado. Menos de um ano depois, o partido do pai apoia Maia na recondução à mesa.

https://twitter.com/CarlosBolsonaro/status/970888607396515840

6. “Eu sou favorável sim ao fim do foro privilegiado…”

A opinião de Bolsonaro em relação ao foro flutua ao sabor dos acontecimentos. Nessa entrevista de 2018, Ele diz ser a favor de acabar com o benefício, desde que isso não significasse o fim da prisão em segunda instância. Então deputado, ele argumentava que a medida contribuiria para a impunidade de políticos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo