Política

“Este país será o que queremos se conseguirmos garantir a democracia”, diz Lula sobre golpe militar

Em vídeo, Lula reforça que a lembrança do golpe e da ditadura servem para valorizar a democracia brasileira

No vídeo o ex-presidente Lula enaltece o direito à manifestação
Apoie Siga-nos no

Com informações do Instituto Lula

O Instituto Lula publicou nesta sexta-feira 28 um vídeo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Na mensagem, ele lembra que o momento histórico “suspendeu o regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país”.

Para Lula, apenas em períodos de democracia “trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder pois têm o pleno direito de expressão e manifestação”. O ex-presidente também enfatizou o direito à livre manifestação e a importância da participação popular na democracia: “Apenas em uma democracia o povo pode ir às ruas reivindicar seus direitos pois a democracia não é nenhum pacto de silêncio, é a sociedade em movimento buscando novas conquistas”.

“Devemos sim lembrar nosso passado, lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas sobretudo lutar a cada dia para ampliar a nossa democracia, incluindo cada vez mais gente e fazendo com que nosso sistema político represente cada vez melhor o povo brasileiro. (…) Este país será o país que queremos se conseguirmos garantir a democracia”, finaliza.

O site de CartaCapital está publicando um especial sobre os 50 anos do golpe, no qual militantes, políticos, militares e advogados contam como tiveram suas vidas impactadas pelo regime militar.

Confira, abaixo, o vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo