

Opinião
Uma importante iniciativa em prol da igualdade nas escolas
Em edital, professores e escolas podem ser premiados por práticas antirracistas e pró-igualdade de gênero


Uma importante iniciativa em prol da igualdade nas escolas chega a sua 8ª edição. É o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, que busca identificar premiar práticas pedagógicas exemplares da educação básica em prol da equidade racial e de gênero.
Podem se inscrever professores e gestores que estejam em atividade nas diferentes etapas da educação básica e de todas as Modalidades de Ensino. O prêmio é dividido em duas categorias: Professor e Escola.
A categoria Professor é dividida em duas modalidades: práticas pedagógicas executadas – realizadas entre 2019 e 2021 e projetos de práticas pedagógicas ainda não executadas. Serão eleitas 8 propostas nesta categoria, sendo que cada uma levará o prêmio de 7 mil reais.
Já a categoria Escola conta apenas com a modalidade Gestão com Equidade e Antirracista. Cada uma das oito propostas eleitas receberá equipamentos para a escola, dentro do valor de 10 mil reais, além de um kit de livros na temática da equidade racial de gênero na educação básica e a participação em curso virtual de formação continuada na temática.
A proposta foi idealizada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Ceert, ONG fundada em 1992. As inscrições estão abertas até o dia 21 de maio. O resultado será divulgado no segundo semestre.
Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.