Fred Melo Paiva

fred@cartacapital.com.br

Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série 'O Infiltrado'. Autor dos livros 'O Atleticano Vai ao Paraíso' e 'Bandido Raça Pura'. Foi repórter e editor-executivo em CartaCapital.

Opinião

assine e leia

Uma cabeça em disputa

Juiz deseja vomitar na careca de Moraes, ao passo que deputado prefere a neutralização. José Sarney, que está vivo, repele essas “coisas inacreditáveis”

Uma cabeça em disputa
Uma cabeça em disputa
Ilustração Pilar Velloso. Fotos: Midjourney 7
Apoie Siga-nos no

Olá, estas são as NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO! Os flatos que foram notícia no Brasil e no mundo. “Nunca corra atrás de um doido, pois você não sabe aonde ele vai.” Com a devida vênia ao avô de José Sarney, você deve, sim, seguir as Notícias do Hospício, o mais fidedigno semanário de bordo da nossa viagem na maionese.

IMAGENS SENSÍVEIS! DESEMBARGADOR QUER VOMITAR NA CABEÇA DE MORAES. A cabeça desnuda de Alexandre de Moraes presta-se a memes diversos, fantasias de Carnaval e outras tantas, além de desejos confessos e inconfessos de NEUTRALIZAÇÃO. O desembargador bolsonarista Sebastião Coelho tirou da cartola mais uma: o eminente simpatizante do Bozo quer agora “VOMITAR NA CABEÇA DELE”.

E o deputado Zé Trovão (PL), no plenário da Câmara? “Alexandre de Moraes, presta atenção, O SEU FIM ESTÁ PRÓXIMO E VAMOS ACABAR COM SUA VIDA”. Voltou cinco minutos depois: “Quero retirar minha palavra ‘destruir vida’ e colocar a palavra certa ‘nós iremos acabar com a injustiça’”. Ah, beleza então.

Sarney fez discurso em solidariedade a Moraes “pelas injustiças que está sofrendo e que são coisas inacreditáveis”. Sem se referir a Trump ou a Jair, lembrou do vovô. “Meu avô dizia: ‘NUNCA CORRA ATRÁS DE UM DOIDO, POIS VOCÊ NÃO SABE AONDE ELE VAI’”. NH repele a fala preconceituosa do ex-presidente.

URGENTE! Interrompemos nossa programação para informar uma nova tentativa de golpe de Estado. Em carreira solo, o empresário Leonildo dos Santos ­Fulgieri avançou pela rampa do Palácio do Planalto, a fim de destituir o presidente Lula. “PRECISO ENTRAR NO PALÁCIO, LÁ ESTÁ MEU TRONO”, declarou o monarca-golpista, que usava um short sobre a carcaça craniana, disfarce com o qual visava corroer por dentro as instituições democráticas. “EU SOU O REI, AQUILO É A MINHA CASA.” Foi atingido por balas de borracha na perna e no quadril. Uma caixa de Gardenal e deve ficar anestesiado.

E ATENÇÃO! DESVENDADO O MISTÉRIO DO VOTO DE FUX! Afastado do mandato para cuidar de sua saúde mental, o senador Marcos do Val (Podemos) afirmou ter feito uma “REUNIÃO SECRETA” com Luiz Fux para orientar o voto do ministro. Chose de loki.

PAPAGAIO DE PIRATA DO JAIR, O DEPUTADO HÉLIO NEGÃO (PL) PERDEU O OMBRO AMIGO, MAS AINDA NÃO PERDEU O CHÃO: encontra-se vagando nas ruas que cercam o condomínio de Bozo em Brasília. Rezou com Magno Malta sentado no meio-fio, contemplado pelas forças golpistas com bela demão de pintura. “VISITA JAIR BOLSONARO, PAI, AQUELE SOLUÇO DELE, PAI”. Até o fechamento desta edição, nenhum pedido de visita ao líder da organização havia sido protocolado.

Da nossa sucursal em Balneário Camboriú, NH registra a fala do vereador Jair Renan sobre o bandeirão dos Estados Unidos exibido na última micareta da extrema-direita na Avenida Paulista. Para seu par de neurônios, o ato foi de “UMA GRANDEZA IMENSA”.

Ainda no campo da grandeza imensa, reproduzimos a receita de “UMA GRANDE MULHER” SEGUNDO GUSTAVO PETRO: “Uma mulher livre faz o que bem entende com seu clitóris e seu cérebro”, disse o presidente da Colômbia em REUNIÃO MINISTERIAL. “Se souber combiná-los, será uma grande mulher”. O chamado lé com cré, sem dúvida.

THAT’S ALL, FOLKS! Voltamos a qualquer momento com mais informações. NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO nunca desliga. •


Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série O Infiltrado. Autor dos livros O Atleticano Vai ao Paraíso e Bandido Raça Pura.

Publicado na edição n° 1380 de CartaCapital, em 24 de setembro de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Uma cabeça em disputa’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo