Opinião
Rolando Lero corrige voto
Fux revisa gramática em trolha de mais de 400 páginas. Papuda fica para o Natal. E Trump atira cocô mole em manifestantes
Olá, estas são as NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO, o semanário de bordo da nossa viagem na maionese! Os flatos que foram notícia no Brasil e no mundo.
PAREM AS MÁQUINAS! FUX PARALISA PROCESSO CONTRA BOZO PARA FAZER “REVISÃO GRAMATICAL” DE SEU VOTO. Rolando Lero pediu a devolução da trolha de 429 páginas para dar um tapa em sua GRAMÁTICA. Né possível.
Sujeito separado de qualquer predicado, o ministro do STF fica condenado a reler o que escreveu e a remendar o Frankenstein em até 60 dias. Papuda, agora, só às vésperas do Natal, estão deixando a gente sonhar!
NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO trabalha para comprar os direitos exclusivos de transmissão da leitura revisada e seu lançamento em DVD com narração de Cid Moreira em IA. A ver. E a ler.
BOMBA! BOMBA! OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO! Marcos do Val anuncia “VINDA DA COMITIVA PARA O BRASIL”. O senador do Podemos, que está em licença médica e usa camisa de força no tornozelo, não especificou se o grupo seria formado por seres humanos ou extraterrestres. “ELES VÃO VIR, SEGURA ESSA, ALEXANDRE, TU TÁ FODIDO”. Segundo o parlamentar, a data de chegada do pessoal não será comunicada, mas “ISSO JÁ FOI A CONDENAÇÃO”. Ninguém repercutiu o alerta de Do Val.
ECONOMIA. “ESTAMOS NO COLAPSO FINANCEIRO. A NAÇÃO ESTÁ FALIDA”, disparou a senadora Damares Alves (Republicanos) em evento evangélico no Acre. “Fome, miséria. É MUITO MAIS GRAVE DO QUE VOCÊS PODEM IMAGINAR”, viu o diabo na goiabeira. “A gente se reúne com consultores da área econômica do Senado, e a tristeza tá na cara deles. O BRASIL ESTÁ DOENTE, UM PAÍS NA UTI.”
CULTURA. Cantor, compositor e deputado federal pelo Republicanos, Marcelo Crivella, autor de sucessos como Perfume Universal e Sou Israel, está na pista com nova canção. A anistia chegou / E a justiça mais ampla / O batom na estátua / Não apaga a esperança. Uma criança sem mãe / Um vendedor de algodão / E até uma idosa / Com a Bíblia na mão. Hahahaha! Popcorn sinners! Toca Raul!
NOTÍCIAS INTERNACIONAIS. AGENTE LARANJA CAGA PARA MANIFESTANTES! O presidente contra os EUA, Donald Trump, obrou sobre manifestantes em vídeo de Inteligência Artificial publicado POR ELE MESMO. Na obra, Trump aparece vestido de rei a pilotar UM CAÇA ATIRADOR DE COCÔ MOLE. Em outra cagada, esta real, libertou o picaretaço George Santos. Filho de brasileiros, o ex-deputado republicano estava preso por fraude e falsidade ideológica.
EM TEMPO! Na terça-feira da semana passada, comemorou-se o Dia Mundial do Careca, cujo lema é “Be Bald and Free Day”, Dia de Ser Careca e Livre. Congratulações a Alexandre de Moraes e o Careca do INSS, personagens ICÔNICOS da pouca telha, unidos pela liberdade de ir e vir. Vai, Xandão! Careca do INSS, você pode esperar.
A propósito, uma reflexão sobre o nosso léxico: por que a palavra ICÔNICO está agora por toda parte, a qualificar desde a arquitetura até bandas de rock, das receitas de comida aos uniformes de futebol? A aposta de NH é que se trata de campanha de pré-lançamento de um cone da Apple, o iCônico. A ver.
THAT’S ALL, FOLKS! Voltamos a qualquer momento com novas informações. NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO nunca desliga. •
Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série O Infiltrado. Autor dos livros O Atleticano Vai ao Paraíso e Bandido Raça Pura.
Publicado na edição n° 1385 de CartaCapital, em 29 de outubro de 2025.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Rolando Lero corrige voto’
Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



